Trabalhos Científicos



I - Instrução para submissão de trabalhos

Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação dos trabalhos aprovados. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o trabalho já submetido.

Os trabalhos poderão ser resumos ou relatos de casos. Os autores poderão selecionar a modalidade preferencial de apresentação: apresentação oral (Temas Livres), vídeo (Campeonato de Vídeos) ou pôster eletrônico.


O envio do trabalho é exclusivamente via site do congresso.


Para submeter um trabalho, proceda da seguinte maneira:

1) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

2) Clique no menu [Meus Trabalhos].

3) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de trabalhos. Preencha todos os campos do formulário online.

4) Antes de submeter o trabalho, revise com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de submissão.

ATENÇÃO: O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores.

5) Ao finalizar a submissão do(s) trabalho(s), clique o botão "Desconectar".

6) Após a submissão, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo(s) trabalho(s) (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão de trabalhos).

7) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o trabalho pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.

8) Para acessar novamente a área restrita, clique no menu MEU LOGIN e informe o seu LOGIN e SENHA. Para recuperar a sua senha, utilize a opção "Lembrar Senha", localizado abaixo do formulário de login.



II - Informações importantes

• O trabalho deve ser enviado em português, ou inglês ou espanhol. É fundamental que esteja gramaticalmente correto, caso contrário, poderá ser motivo de rejeição do trabalho.

• O prazo para submissão de trabalhos é: 01/04/2024.

• Não há limite de trabalhos por autor. Não há limite de autores por trabalho. Insira os autores na ordem desejada.

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também deve estar incluído(a) na lista de autores!

• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos”, no dia 24/04/2024.

• O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 12/06/2024. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.

• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder nenhuma alteração após a data limite para envio de trabalhos, incluindo grafia do título, resumo ou autoria. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, a Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha.

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral ou vídeo, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar trabalhos, sem informar os motivos da recusa.

• O envio do trabalho representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentá-lo, se aceito, durante o evento.

• A Comissão Organizadora não se responsabiliza pelo conteúdo dos pôsteres eletrônicos, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabiliza pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.

 



III - Instruções para preparação de trabalhos

• O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com limite de 250 caracteres.

• O corpo do texto não deve exceder 2.500 caracteres com espaços (não inclui título e autoria/filiação).

• Os resumos deverão ser estruturados em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.

• Os relatos de casos deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham grande relevância.

• A instituição ou instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

• Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos trabalhos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações.

Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, se é um estudo em andamento, por exemplo, os autores devem apresentar resultados preliminares. Do mesmo modo, não serão aceitos trabalhos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.

• Serão recusados trabalhos que constem apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

 



IV - Temas

Serão aceitos trabalhos com temas relacionados ao escopo do evento.



V - Instruções aos trabalhos aprovados

Em breve.



VI - Premiação

A definir.



VII - Publicação

Todos os trabalhos aprovados serão publicados no site do Congresso.



VIII - Certificados

Após o congresso, os certificados eletrônicos referentes aos trabalhos serão disponibilizados no site do evento. Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado de trabalho aprovado contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores, seguindo a ordem cadastrada no momento da submissão. Este certificado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho, é válido para todos os autores e poderá ser compartilhado pelo autor responsável pelo trabalho.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado de trabalho aprovado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores que compareceu ao evento pode solicitar a transferência do certificado através do “Help Desk” do site do congresso.
  • Será emitido um certificado de apresentação do trabalho, contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador. Caso o apresentador do trabalho seja diferente do informado no ato da submissão, a alteração deverá ser solicitada através do “Help Desk” do site do congresso.




Gerenciamento