Notícias do Evento


HC-FMUSP realiza 41º Gastrão

28/07/2014


O Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) realizará de 30 de julho a 1º de agosto o 41º Gastrão – Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia e Transplante de Órgãos do Aparelho Digestivo.

Consolidado como referência nacional no âmbito da cirurgia, coloproctologia e transplante, a 41ª edição do Gastrão deve reunir mais de 1.300 participantes, entre estudantes, residentes, médicos e profissionais de áreas correlatas das cinco regiões do país.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Ivan Cecconello e do Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, pesquisadores e professores titulares do Departamento, o 41º Gastrão tem como eixos norteadores prover aos participantes por meio do conteúdo programático o ensino, a atualização profissional e o intercâmbio de experiências tanto no âmbito clínico-cirúrgico quanto científico. Compõem a organização do Gastrão mais de 93 colaboradores do Departamento e do Hospital das Clínicas da FMUSP e, também, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

Divididos entre mesas redondas, conferências e paineis, o Gastrão abordará resultados de estudos recentes, aspectos referentes a cirurgia do esôfago; do estômago e intestino delgado; da obesidade; das vias biliares e pâncreas; do cólon e Reto; do fígado e transplante.

Os participantes poderão também aprofundar-se no “estado da arte” do tratamento do câncer do colón por videolaparoscopia. O encontro também aproxima os especialistas brasileiros dos recentes resultados alcançados em estudos recentes publicados por pesquisadores do Departamento e de centros de referência internacionais.

Simpósio Internacional

Paralelamente ao programa principal, ocorre o V Simpósio Internacional de Oncologia Clínica e Cirurgia do Aparelho Digestivo, na terça-feira, dia 29 de julho.


[voltar]





Gerenciamento